segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

DESAFIO DOS BLOGS


Fui desafiada pelo blog do Katsawa, Hobbies do Rockeiro Decadente, que aproveito para parabenizar e agradecer pelas visitas constantes ao meu blog.

Terei que responder a algumas perguntas sobre os livros que já li e desafiar outros 5 blogueiros.

Amo ler, logo amei o desafio. Em paricular, sou apaixonada por alguns livros específicos. De fato, já li muitoooo, porém me encantei por alguns personagens. Vamos lá

1- Um livro que te faz lembrar alguém, e por que?
O livro o Silmarillion, do Tölkien, lembra um grande amigo meu, o Wilson, pois em um Natal deu este livro de presente a ele, ele deu aquele olhar de criança quando ganha doce, e eu que já gostava do livro, passei a gostar mais ainda, pois agora sabia que teria um louco fanático para falar do livro, que, inclusive, ele já havia lido "algumas" vezes. Para quem não conhece, eu indico, o livro trata da formação do mundo e início da estória do Senhor dos Anéis, dá para entender bastante coisas que foram ditas no filme, por exemplo.

2- Um livro que gostaria que virasse filme, e porque?
Claro, que seria meu livro preferido, "Os Sofrimentos do Jovem Werther" de Goethe, até imagino o cenário, a fotografia, as roupas de época, aquele clima de amor e tragédia que o estreante do romantismo nos trouxe. O livro é escrito em cartas e então imagino cenas como marca d'água de Werther escrevo as cartas enquanto tudo ia se passando em sua cabeça, até o desfecho, sem igual (consegui me conter, para não contar!!!!) que o livro tem. Este livro, como disse, marca a abertura do Romantismo na Europa, é uma estória comovente de amor platônico, que causou muitasss consequências na época em que foi lançado e até hoje consegue criar discussões de horas e horas sobre diversos fatores que o livro mostra, como por exemplo, se o Werther seria o próprio autor, ou seria a estória real de uma amigo do autor, ou se o desfecho seria algo simbólico. Leiam, vão entender o que estou falando, e me digam o que acharam, amo este livro, é o meu predileto.

3- Um personagem de livro favorito (pode ser homem ou mulher), e por que?

Mais uma vez citarei o Silmarillion, pois minha personagem favorita vem de lá, ela se chama Lúthien, é uma elfa que se apaixona por um homem, faz tudo por ele, tudo mesmo, inclusive abrir mão de sua imortalidade, só para poder estar com ele, resgata este homem da morte, mesmo abrindo mão de tudo, acho que é a estória de amor mais linda que já li. E o que é melhor, é verdadeira, Tölkien se inspirou em sua esposa Edith para criar a personagem, e após sua morte ele declarou isso em uma carta. Na lápide de Edith, abaixo de seu nome está escrito Lúthien.
Qulaquer dia postarei a estória de Lúthien e Berén, aqui, aposto que se encantaram com ela.
Amo tanto esta personagem que me comove só de falar nela, pois gostaria de conseguir passar o que sinto por esta estória, é um misto de tristeza e esperança, que nos motiva a sempre esperar por um bem maior.

4 - Livro que te conforta, e por que? 

Livros me confortam.
Mas citarem dois, como meu amigo K.
 “A Cabana” de William P. Young, lindo, profundo e nos faz analisar a vida.
" Dois Irmãos" de Miltom Hatoum, faz com que percebamos qual valiosa é a vida em família, e como é trágico e triste o fim em meio a desunião.


Citar 5 blogs para responder estas perguntas! Ai ai ai, Aí o bicho pega! Principalmente porque tenho pouco tempo aqui e um dos meus seguidores sou eu mesma, minha irmã que já foi desafiada, e este roqueirinho aí já respondeu tudooo. rsrsr Mas vamos lá, andei visitando uns blogs bem legais mesmo, com textos que gostei muito e irei desafiá-los. E são eles:


1) "O pequeno ... ser" do Jones - (que inclusive é Rock, vou postar o selinho novamente e ele merece muitoooo aquele seli, visitem, o blog dele tem muito conteúdo, faz um bem danado, enfim, é rock... http://opequenoser.blogspot.com/)

2) "Alguma Verdade" da Dona Lu, que é uma menina fofa, e tem um blog muitoo interessante, cheio de poemas e mimos, mas também de assuntos sérios, bem pesquisados e bem escritos (http://minhafrankness.blogspot.com/)

3)"Páginas do Coração" da Katiane , um mimo de blog (http://paginasdocoracao.blogspot.com/)

4)"O mundo sob o meu olhar, do Marcos de Souza, um carioca que encanta com suas palavras (http://omundosobomeuolhar.blogspot.com/)

5)  mas não menos importante "Coração Nômade" da Franciele Valadão, só entrando neste blog para entender a fofura que é, muito lindo, com textos muito bons (http://coracao-nomade.blogspot.com/)

É isso, espero que tenham gostado, eu gostei muito... Para finalizar, uma gravura de Lúthien e Beren.




Beijos

Lichtgestalt

5 comentários:

  1. Para ver como são as coisas. No meu blog tem as últimas atualizações de alguns blogs e vim visitar seu blog para ver o que era esse desafio. Acabei por ver meu nome na lista! =) breve postarei as respostas com o desafio...
    Gostei! e obrigado!
    Beijo, Lichtgestalt!

    ResponderExcluir
  2. Tb já li o Silmarillion e adorei, para mim foi o melhor livro do Tölkien.
    Estou vendo que vc tem bom gosto para livros tb,assim como tem para música.
    Abraços,

    ResponderExcluir
  3. Passando para desejar um feliz ano novo para ti. Que cada dia desse ano que vem traga chuvas de felicidade e amor para sua vida.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. te indiquei a alguns selos e so olhar la no meu blog

    ResponderExcluir